Um novo projeto de pesquisa iniciado em Vitória, Espírito Santo, está buscando entender e quantificar o consumo de sal em crianças e adolescentes, visando fornecer dados fundamentais para a saúde pública. A Fundação Espírito-santense de Tecnologia (FEST), em colaboração com a Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), deu início à coleta de dados para o projeto, que tem como objetivo validar as equações de Tanaka e Kawasaki para estimar o consumo de sal nessa faixa etária. O Prof. Dr. José Geraldo Mill, Departamento de Clínica Médica, no Centro de Ciências da Saúde, destacou a importância dessa iniciativa: “A falta de estudos sobre o consumo de sódio em crianças e adolescentes é uma lacuna que precisa ser preenchida. Este projeto não só fornecerá dados cruciais para entender os hábitos alimentares nessa faixa etária, mas também ajudará a estabelecer padrões de referência que poderão ser aplicados em todo o país.” A pesquisa, realizada em parceria com o Ministério da Saúde (MS) e a Secretaria Municipal de Educação (SEME) de Vitória, tem como base a preocupação com a qualidade da dieta da população brasileira, que muitas vezes é caracterizada por um alto consumo de sódio e baixo de potássio. Essa dieta inadequada pode levar ao desenvolvimento de doenças crônicas, como hipertensão e obesidade, ressaltando a importância de medidas preventivas. O projeto prevê a inclusão de 720 crianças e adolescentes, entre 6 e 17 anos, de ambos os sexos, inicialmente recrutados em escolas públicas de Vitória. Até o momento, cerca de 60 voluntários já se inscreveram para participar. Os participantes serão submetidos a uma série de exames na Clínica de Investigação Cardiovascular da UFES, incluindo eletrocardiograma, pressão arterial e composição corporal, além de responderem a questionários sobre seus hábitos alimentares. Um dos pontos-chaves do projeto é a coleta de urina durante 24 horas de cada participante, o que permitirá medir o consumo de sódio e potássio, além de fornecer informações importantes sobre o funcionamento dos rins e do coração. Esses dados serão cruciais para entender melhor os padrões de consumo de sal nessa faixa etária e suas implicações para a saúde. O Prof. Dr. Mill ressaltou a importância de cuidar da saúde das crianças desde cedo: “Muitas doenças crônicas têm origem na infância ou até mesmo antes do nascimento. Por isso, é fundamental entender e promover hábitos alimentares saudáveis desde cedo, para prevenir problemas futuros.” O Ministério da Saúde está comprometido em criar um ambiente mais propício para uma alimentação saudável em toda a população, e iniciativas como essa são essenciais para alcançar esse objetivo. Ao estabelecer referenciais de consumo para diferentes segmentos da população, como está sendo feito com esse projeto em Vitória, espera-se contribuir para a melhoria da saúde pública no Brasil. Com o apoio da FEST, UFES, SEME e demais parceiros, espera-se que esse projeto forneça insights valiosos para orientar políticas de saúde e promover hábitos alimentares mais saudáveis entre as crianças e adolescentes de Vitória e, potencialmente, de todo o país. Projeto 1174 Texto Vanessa Pianca
Em comemoração aos seus 20 anos de atuação, o programa de extensão Fordan: Cultura no Enfrentamento às Violências, da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), com apoio da Fundação Espírito-santense de Tecnologia (FEST), promoverá o I Seminário Internacional Pesquisa e Intervenção para a Garantia da Vida das Mulheres. O evento será realizado no dia 18 de outubro (sábado), das 8h às 13h, no campus de Goiabeiras, em Vitória, com participação gratuita e inscrições abertas até 15 de outubro de 2025, limitadas à capacidade do local. 📅 Evento: I Seminário Internacional Pesquisa e Intervenção para a Garantia da Vida das Mulheres 📍 Local: UFES – Campus Goiabeiras 🕗 Data e horário: 18 de outubro (sábado), das 8h às 13h 📝 Inscrições: até 15/10/2025 [clique aqui para se inscrever]Com o tema central voltado à garantia da vida e dos direitos das mulheres, o seminário reunirá especialistas, pesquisadoras e lideranças nacionais e internacionais que atuam no enfrentamento à violência de gênero. O evento também marca duas décadas de dedicação do Fordan à promoção de uma cultura de paz, à defesa dos direitos humanos e à articulação de redes de apoio e acolhimento às mulheres em situação de violência. Entre os nomes que já confirmaram presença estão: Regina Célia Barbosa, cofundadora e vice-presidente do Instituto Maria da Penha; Maria das Neves Sá, conselheira do Conselho Nacional dos Direitos Humanos (CNDH); Jack Rocha, coordenadora geral da Secretaria da Mulher da Câmara dos Deputados; Nathalie Malveiro, procuradora de Justiça Criminal do Conselho Superior do Ministério Público de São Paulo; Cecília Paula, professora da Faculdade de Educação da Universidade Federal da Bahia (UFBA); Mônica Marques, jornalista da TV Globo; Carla Apolinário, representante da Comissão de Equidade de Gênero da Universidade Federal Fluminense (UFF); Flávia Máximo, coordenadora da Ouvidoria Feminina da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP); Lilian Mishima, líder da Organização Não Governamental Suporte a Mulheres no Japão (ONG SMJ); Frederico Soares, defensor nacional de Direitos Humanos da Defensoria Pública da União; Arthur Bastos, coordenador do projeto de Iniciação Científica da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) Fordan Redes. Redes de apoio e fortalecimento das políticas públicas Para a professora Rosely Pires, fundadora e coordenadora do Fordan, o seminário é uma oportunidade de reunir diferentes atores que constroem, diariamente, estratégias de enfrentamento à violência contra a mulher. “A importância deste seminário é refletir como as redes de apoio podem elaborar protocolos, fortalecer suas ações e ampliar seu impacto na preservação da vida das mulheres. Esse é o nosso objetivo”, destacou Rosely. O evento também contará com a apresentação de trabalhos e relatos de experiências, reunindo iniciativas que abordam acolhimento às vítimas, responsabilização de agressores e redução das violências de gênero. Se você também luta pela vida e pelos direitos das mulheres, sua presença é importante! Mais informações sobre o evento e as atividades do programa podem ser obtidas pelo e-mail [ufesfordan@gmail.com] Projeto 1264 – Programa de Extensão Fordan: Cultura no Enfrentamento às Violências Apoio: Fundação Espírito-santense de Tecnologia (FEST)
Você, algum amigo ou familiar tem pré-diabetes? A Universidade Federal do Espírito Santo (UFES) está com vagas abertas para o PROVEN DIA, um programa gratuito de prevenção ao diabetes tipo 2. O objetivo do projeto é avaliar a efetividade de estratégias de prevenção que auxiliem pessoas com risco aumentado a evitar o desenvolvimento da doença, por meio de acompanhamento e orientação profissional. 🔗 Para saber se você é elegível, acesse: [Clica aqui] Ou, se preferir, envie uma mensagem para o WhatsApp do projeto: (27) 99286-2435 O PROVEN DIA faz parte do PROADI-SUS— Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde — uma iniciativa do Ministério da Saúde em parceria com hospitais filantrópicos de excelência. A Beneficência Portuguesa de São Paulo (BP) é responsável pela execução nacional do projeto, que busca promover ações preventivas e reduzir os impactos do diabetes tipo 2 na população brasileira. Na UFES, o centro de pesquisa está localizado no Hospital Universitário Cassiano Antônio Moraes (HUCAM/EBSERH) e conta com apoio da Fundação Espírito-santense de Tecnologia (FEST). A coordenação local é da Dra. Vanezia Gonçalves da Silva, com supervisão da pesquisadora principal Dra. Luciane Bresciani Salaroli. A equipe é formada por profissionais de saúde e pesquisadores altamente capacitados e treinados, comprometidos em oferecer um atendimento humanizado e de qualidade, com foco na prevenção e promoção da saúde. O Projeto 1318 – PROVEN DIA (Programa de Prevenção do Diabetes) representa mais uma importante parceria entre a UFES, a FEST e instituições de referência nacional, contribuindo diretamente para o fortalecimento da pesquisa científica e para a melhoria da qualidade de vida da população. Texto: Vanessa Pianca
A Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), em parceria com a Fundação Espírito-Santense de Tecnologia (FEST), está lançando o Curso de Imersão de Anatomia Aplicada à Harmonização Orofacial. Este curso inovador, coordenado pelo Prof. Dr. Bruno Machado de Carvalho do Departamento de Morfologia do Centro de Ciências da Saúde (CCS) da UFES, tem como objetivo fornecer aos profissionais de saúde conhecimentos aprofundados sobre as estruturas anatômicas da face, aumentando a segurança e eficácia dos procedimentos de harmonização orofacial. O curso visa proporcionar um entendimento detalhado da anatomia e topografia da face, abordando pele, tela subcutânea, músculos, compartimentos e outras estruturas anatômicas faciais. Esse conhecimento é essencial para garantir resultados mais favoráveis e seguros em procedimentos injetáveis, como o uso de toxina botulínica, além de minimizar possíveis complicações. Há uma crescente demanda entre os profissionais da área de harmonização orofacial por cursos que ofereçam uma formação sólida em anatomia. Muitos desses profissionais se sentem inseguros ao realizar procedimentos faciais devido ao risco de lesionar estruturas anatômicas nobres, o que pode resultar em consequências graves para os pacientes. Este curso atende a essa necessidade, proporcionando uma formação prática e teórica que visa aumentar a confiança e a segurança dos profissionais. O principal resultado esperado é a ampliação do conhecimento em anatomia de cabeça e pescoço, com ênfase na prática em cadáveres humanos. Esse aprendizado visa maximizar a segurança durante os procedimentos injetáveis, respeitando a anatomia das zonas de risco facial. Os indicadores para mensuração incluem a participação e o feedback dos alunos, além da proporção de acesso da população a serviços de qualidade antes e depois da implementação do projeto. As metas do curso incluem o aprofundamento do conhecimento sobre estruturas faciais relevantes para a harmonização orofacial, fazendo com que os profissionais se sintam mais confiantes e seguros ao realizar variados procedimentos. Espera-se um aumento de 70% no número de procedimentos desafiadores realizados e uma redução de 90% nas intercorrências durante sua realização. Os indicadores para quantificação dessas metas incluem a participação e o feedback dos alunos, bem como a razão entre procedimentos ambulatoriais de média e alta complexidade e a população residente. Texto: Vanessa Pianca Projetos 1223/1336
Com o objetivo de fortalecer a preservação e a divulgação do conhecimento científico produzido na Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), foi firmado o projeto “Pró-Acervos UFES: preservação, pesquisa e divulgação científica dos acervos científicos da UFES (Grupo 1)”, uma iniciativa da Fundação Espírito-santense de Tecnologia (FEST) em parceria com a Financiadora de Estudos e Projetos (FINEP) e a própria UFES. A proposta visa modernizar a infraestrutura dos acervos científicos da UFES, garantindo condições adequadas de preservação, conservação e segurança, além de ampliar o acesso público por meio da digitalização e da integração a plataformas de divulgação científica. As ações do “Pró-Acervos UFES” estão organizadas em cinco metas principais: Ampliação e adequação da infraestrutura física e de armazenamento dos acervos; Modernização e ampliação dos acervos, permitindo a incorporação de novos materiais e registros; Melhoria da segurança dos espaços, com a implantação de sistemas anti-incêndio e outras medidas de proteção; Catalogação, digitalização e virtualização dos acervos, promovendo sua integração a plataformas digitais como GBIF, SiBBr, SpeciesLink e Tainacan, ampliando o acesso público e a divulgação científica; Ampliação das ações de extensão e popularização da ciência, por meio da criação de acervos didáticos, exposições, sites e aplicativos interativos. Sob a coordenação do Prof. Dr. Valdemar Lacerda Junior Pró-reitor de Pesquisa e Pós-graduação e subcoordenação do Prof. Dr. Athelson Stefanon Bittencourt, chefe do Departamento de Morfologia no Centro de Ciências da Saúde da UFES, o projeto representa um passo fundamental para a valorização e democratização do conhecimento produzido pela universidade, permitindo que pesquisadores, estudantes e a sociedade tenham acesso a um acervo científico mais moderno, seguro e acessível. Este projeto também faz parte do Museu Ciências da Vida. A FEST, como parceira executora, reforça seu compromisso com o fortalecimento da ciência e da inovação no Espírito Santo, apoiando projetos que preservam o patrimônio científico e impulsionam o desenvolvimento tecnológico e cultural da região
A Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), em parceria com a Fundação Espírito-santense de Tecnologia (FEST), possui um novo curso de extensão intitulado “Emergências Endodônticas e Traumatismo Dento-Alveolar: Uma Abordagem Contemporânea”. O projeto de extensão, vinculado ao Departamento de Clínica Odontológica do Centro de Ciências da Saúde, é coordenado pelo Prof. Dr. Thiago Farias Rocha Lima e tem como objetivo capacitar estudantes e profissionais da odontologia para lidar com emergências endodônticas e situações de trauma dento-alveolar. O curso será oferecido no formato Hands-on, combinando teoria e prática em um ambiente laboratorial. Através de aulas teóricas e simulações de situações clínicas, os participantes terão a oportunidade de treinar suas habilidades em cenários que reproduzem emergências odontológicas reais, como pulpites, periodontites, abscessos periapicais e traumas dento-alveolares. O treinamento será ministrado por professores experientes do curso de Odontologia da UFES e ocorrerá nas instalações do Instituto de Odontologia da universidade (IOUFES), no campus de Maruipe. Emergências endodônticas, caracterizadas por inflamações no tecido pulpar ou perirradicular, demandam intervenções rápidas e eficazes. Situações como pulpites, periodontites e abscessos periapicais são comuns em ambientes clínicos e exigem um preparo técnico adequado para garantir o alívio da dor e a preservação da saúde bucal dos pacientes. Além disso, o manejo de traumas dento-alveolares, que frequentemente ocorrem em emergências, é crucial para a manutenção dos dentes afetados. Atualmente, muitos profissionais de odontologia relatam falta de preparo para lidar com essas situações em seus consultórios, frequentemente encaminhando os pacientes para outros especialistas. O curso oferecido pela UFES visa preencher essa lacuna, proporcionando o conhecimento e as habilidades necessárias para que os participantes possam atuar de forma segura e eficaz no tratamento de emergências endodônticas e traumas dento-alveolares. Público-Alvo O curso é destinado a alunos do último ano de graduação em Odontologia e a profissionais já formados que buscam aprimorar suas competências clínicas em situações de emergência. A proposta é oferecer um treinamento personalizado, que prepare os participantes para enfrentar com segurança as demandas clínicas que surgem no dia a dia de um consultório ou posto de saúde. Com essa iniciativa, a UFES e a FEST reafirmam seu compromisso com a educação continuada e com a formação de profissionais altamente capacitados, prontos para atender com excelência as necessidades de seus pacientes.
Estão abertas as inscrições para a VII Jornada Reuma Atual – Jornada de Atualização em Reumatologia do HUCAM-UFES e o IV Encontro de Egressos, evento que reunirá médicos reumatologistas, residentes e profissionais da saúde para uma imersão científica com os avanços mais recentes da especialidade. Coordenada pela Dra. Érica Vieira Serrano, com apoio Fundação Espírito-santense de Tecnologia (FEST), da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES) e da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (EBSERH), a edição de 2025 será especialmente marcante por celebrar os 20 anos do Programa de Residência Médica em Reumatologia da UFES, um marco na formação de especialistas e na assistência à saúde no Espírito Santo. “Ao longo dessas duas décadas, formamos profissionais comprometidos com a excelência clínica, a pesquisa e o cuidado humanizado. A VII Jornada Reuma Atual é uma oportunidade de compartilhar conhecimento, rever colegas e reafirmar nosso compromisso com a qualidade na Reumatologia”, destaca a Dra. Érica Vieira Serrano, coordenadora do evento. Uma programação científica ampla e dinâmica Entre 19 e 23 de agosto, os participantes terão acesso a: Palestras com especialistas de referência nacional e internacional; Mesas-redondas e oficinas práticas voltadas à atuação clínica; Discussões de casos e troca de experiências com colegas da área; Mentorias e oficinas exclusivas para médicos reumatologistas. Além disso, haverá um curso pré-jornada gratuito para inscritos, destinado a profissionais da saúde de diferentes áreas, abordando temas como: Cuidados em centros de infusão; Papel da enfermagem na Reumatologia; Estratégias em Reabilitação Musculoesquelética; Políticas de assistência em Reumatologia; Saúde bucal; Cuidados paliativos e saúde mental. Um encontro para celebrar, aprender e se conectar A VII Jornada Reuma Atual também será um momento de reencontro entre profissionais que fizeram parte da história do Serviço de Reumatologia da UFES e convidados que se destacam no cenário nacional, proporcionando um ambiente ideal para aprendizado, networking e fortalecimento da comunidade médica. As inscrições são feitas exclusivamente pela plataforma Even3, com praticidade e segurança. 👉 Garanta sua participação nessa edição especial. Atualize seus conhecimentos, fortaleça sua rede de contatos e comemore conosco 20 anos de história e excelência na formação em Reumatologia. Clique aqui! Texto: Vanessa Pianca Projeto: 936
Neste 10 de dezembro, Dia Internacional dos Direitos Humanos, destacamos o compromisso da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), em parceria com a Fundação Espírito-santense de Tecnologia (FEST), com a promoção e educação em direitos fundamentais por meio do curso de extensão “Educação em Direitos Humanos: construindo a rede de educadoras e educadores em direitos humanos no Espírito Santo”. A data celebra os 76 anos da adoção da Declaração Universal dos Direitos Humanos (DUDH) pela Organização das Nações Unidas (ONU). Este documento fundamental estabelece princípios universais de liberdade, justiça e igualdade, sendo um marco na luta contra as desigualdades e a opressão. Em tempos desafiadores, iniciativas como o curso da UFES reforçam a importância de continuar educando e mobilizando a sociedade para construir um mundo mais justo. O curso é uma ação conjunta entre o Centro de Ciências da Saúde (CCS) da UFES e a Rede Brasileira de Educação em Direitos Humanos – Seção Espírito Santo (ReBEDH-ES), com financiamento da Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização de Jovens e Adultos, Diversidade e Inclusão (Secadi) do Ministério da Educação (MEC). Na modalidade a distância (EAD), o curso atende aos pólos de Cachoeiro de Itapemirim, Nova Venécia e Serra. Inicialmente previsto para 200 vagas, a demanda superou as expectativas, levando à ampliação para 300 cursistas. Um diferencial do projeto é a inclusão de 20% das vagas para representantes de movimentos sociais, organizações da sociedade civil e conselhos diversos, além dos profissionais da educação. Conteúdo e Metodologia Com carga horária de 120 horas, o curso aborda temas essenciais como: Gênero, raça e diversidade sexual; Direitos de crianças, adolescentes e jovens; Educação inclusiva e direitos das pessoas com deficiência; O programa adota uma perspectiva intercultural e biopsicossocial, promovendo o diálogo e a sensibilização para questões estruturais que geram preconceito, discriminação e violência. O conteúdo é ministrado por uma equipe interdisciplinar de professores, incluindo Dr. Julio Pompeu (Departamento de Direito), Dra Margareth Attianezi (Departamento de Fonoaudiologia) e Dr Bruno Toledo, com destaque para a coordenação do servidor técnico-administrativo Antonio Lopes. Os participantes, ao longo do curso, desenvolverão projetos de intervenção ou ensino, cujos resultados serão apresentados no Encontro Estadual de Educação em Direitos Humanos, em março de 2025. Segundo Antônio Lopes, este projeto marca a retomada de iniciativas formativas em direitos humanos após anos de interrupção. “Quando houve o impeachment da ex-presidenta Dilma Roussef, aconteceu uma interrupção abrupta da formação em direitos humanos que é crucial para combater o machismo, racismo, LGBTfobia, capacitismo e outras formas de discriminação que ainda persistem em nossa sociedade.” Pontuou A UFES, com apoio da FEST, reafirma seu papel na promoção da cidadania e dos direitos humanos, contribuindo para a formação de agentes transformadores que podem atuar em diversas frentes sociais. Este curso fortalece não apenas a educação, mas também a luta por uma sociedade mais equitativa. Neste Dia Internacional dos Direitos Humanos, celebramos a educação como ferramenta de transformação e resistência. A UFES e a FEST convidam todos a refletirem sobre a importância de defendermos, praticarmos e difundirmos os direitos humanos em todas as esferas. “Educar para os direitos humanos é educar para a humanidade, formar uma sociedade mais equitativa.” Finalizou Antonio. Texto: Vanessa Pianca Projeto 1247
A Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), em parceria com a Fundação Espírito-santense de Tecnologia (FEST), está desenvolvendo o Programa ATTACH™ Brasil, coordenado pela Profa. Dra. Franciéle Marabotti Costa Leite do Departamento de Enfermagem do Centro de Ciências da Saúde (CCS). Este projeto visa o desenvolvimento e aumento da função reflexiva do cuidador principal e do apego seguro entre o cuidador e a criança, oferecendo um suporte essencial para famílias em situação de vulnerabilidade social. O principal objetivo do Programa ATTACH™ Brasil é promover a função reflexiva nos cuidadores principais e garantir um apego seguro entre eles e as crianças. A função reflexiva é uma estratégia de elaboração emocional que permite aos pais compreender melhor as necessidades emocionais de seus filhos, favorecendo uma comunicação mais eficaz e um relacionamento assertivo, crucial para o desenvolvimento cognitivo, social e emocional das crianças. Os primeiros anos de vida são fundamentais para o desenvolvimento físico, neurológico e emocional das crianças. As interações saudáveis e os bons relacionamentos estabelecidos na primeira infância têm um impacto significativo na formação dos indivíduos. As famílias desempenham um papel crucial, sendo o primeiro grupo em que a criança tem a oportunidade de aprender, crescer e ter suas necessidades básicas atendidas. Entretanto, famílias em situação de vulnerabilidade enfrentam diversos desafios que podem comprometer o desenvolvimento infantil. A ocorrência de adversidades como violência doméstica, baixa renda, desemprego, abuso de substâncias, separação ou divórcio podem atuar como estressores no contexto familiar, prejudicando o bem-estar e o desenvolvimento das crianças. Pesquisas mostram que adversidades na infância estão associadas a consequências negativas ao longo da vida, incluindo problemas de saúde física e mental, comportamentos de risco e dificuldades no desenvolvimento social e emocional. A teoria do apego, desenvolvida por John Bowlby e aprofundada por Mary Ainsworth, destaca a importância das relações interpessoais na formação da personalidade e no desenvolvimento emocional das crianças. A função reflexiva, quando aplicada à parentalidade, facilita aos pais um melhor entendimento das necessidades emocionais de seus filhos, promovendo um relacionamento saudável e seguro. Em famílias em situação de vulnerabilidade, a função reflexiva e a mentalização são ferramentas essenciais que capacitam os pais a responderem adequadamente às necessidades de seus filhos, reorientando as relações parentais e garantindo a segurança emocional das crianças. Essas estratégias podem desempenhar um papel fundamental na quebra de ciclos de insegurança de apego e na promoção de relacionamentos saudáveis e duradouros. Intervenção ATTACH™ e seus Benefícios O Programa ATTACH™ é uma intervenção que visa otimizar a parentalidade, o desenvolvimento infantil e o comportamento em famílias de alto risco expostas a adversidades. Através do uso da função reflexiva, o programa busca proteger as crianças contra maus-tratos, promovendo mudanças duradouras nas famílias e impactando positivamente as gerações futuras. Estudos demonstram que o ATTACH™ melhora a qualidade da interação entre pais e filhos, contribuindo para um desenvolvimento infantil saudável. Esta intervenção é uma ferramenta poderosa para profissionais de saúde que trabalham com famílias em situação de vulnerabilidade, oferecendo recursos adequados para enfrentar os desafios do relacionamento parental. O Programa ATTACH™ Brasil representa um avanço significativo no apoio a famílias vulneráveis, fortalecendo os laços afetivos e promovendo um desenvolvimento saudável para as crianças. Com a coordenação da Profa. Dra. Franciéle Marabotti Costa Leite e o apoio da FEST, o projeto promete trazer impactos intergeracionais positivos, transformando vidas e garantindo um futuro mais promissor para as novas gerações. Projeto 1207 Texto: Vanessa Pianca
A Universidade Federal do Espírito Santo (UFES) e o Hospital Universitário Cassiano Antônio de Morais (HUCAM/Ebersh) estão na vanguarda da pesquisa médica no Brasil com um novo ensaio clínico randomizado em clusters. Este estudo, realizado com o apoio da Fundação Espírito-santense de Tecnologia (FEST) e da Sociedade Beneficente Israelita Brasileira Hospital Albert Einstein, tem como objetivo avaliar uma intervenção de melhoria de qualidade centrada no paciente, utilizando uma plataforma de dados do mundo real para controle de colesterol de lipoproteína de baixa densidade (LDL-C) em pacientes com doença cardiovascular aterosclerótica estabelecida (ASCVD). Coordenado pelo Prof. Dr. José Geraldo Mill do Departamento de Clínica Médica (DCM) do Centro de Ciências da Saúde (CCS), o estudo avalia se elevação do LDL-C é um fator de risco causal significativo para a ASCVD, uma das principais causas de morte e incapacidade no Brasil. Estudos demonstraram que a redução do LDL-C com o uso de estatinas é uma forma robusta e econômica de reduzir a carga de ASCVD em indivíduos de alto risco. As diretrizes de prevenção cardiovascular no Brasil recomendam fortemente a redução do LDL-C para mitigar os riscos associados à ASCVD. Apesar das evidências robustas sobre os benefícios da redução do LDL-C, existe um hiato considerável na conscientização e tratamento do colesterol no Brasil. Este déficit sublinha a necessidade urgente de projetos que traduzam o conhecimento científico em práticas clínicas eficazes, melhorando assim os resultados de saúde dos pacientes. Este ensaio clínico randomizado em clusters é um estudo pragmático destinado a avaliar o impacto de uma intervenção digitalmente habilitada para a melhoria da qualidade no controle do LDL-C. Ensaios deste tipo são considerados a forma mais rigorosa de pesquisa clínica para testar intervenções educacionais e ativas que visam mudar comportamentos ou práticas clínicas. O principal objetivo do estudo é avaliar se a intervenção proposta pode efetivamente melhorar o controle do LDL-C em pacientes com ASCVD. A intervenção utiliza uma plataforma digital de dados do mundo real, permitindo uma abordagem centrada no paciente e baseada em evidências para a gestão do colesterol. A parceria entre a UFES, HUCAM/Ebserh, FEST e o Hospital Albert Einstein reforça a importância e o alcance deste estudo. A colaboração entre estas instituições permite a combinação de recursos e expertise para enfrentar um dos maiores desafios de saúde pública no Brasil. Espera-se que os resultados deste ensaio clínico contribuam significativamente para a prática clínica no Brasil, oferecendo uma solução eficaz e baseada em evidências para o controle do LDL-C em pacientes com ASCVD. A implementação bem-sucedida desta intervenção pode levar a uma redução significativa na carga de doenças cardiovasculares no país. Projeto 1053 Text: Vanessa Pianca