FEST – Fundação Espírito-santense de Tecnologia

979- Qualidade no ensino, pesquisa e extensão: projeto da UFES com apoio da FEST

A Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), em colaboração com a Fundação Espírito-santense de Tecnologia (FEST), está implementando um novo projeto focado na melhoria das condições de oferta de ensino, pesquisa e extensão coordenado pelo Prof. Dr. Reginaldo Célio Sobrinho do Departamento de Educação, Política e Sociedade (Deps) do Centro de Educação (CE). Com mais de cinco décadas de existência, o CE é um pilar na formação de docentes e pesquisadores, desempenhando um papel fundamental na educação básica e superior no Espírito Santo. O projeto visa promover a qualidade nas condições de oferta do ensino, desenvolvimento da pesquisa e extensão no CE. As ações envolvem desde a melhoria de infraestrutura até a internacionalização dos estudos, passando pela aquisição de equipamentos e materiais de consumo, garantindo assim um ambiente adequado para a formação e convivência de estudantes, professores e técnicos-administrativos (TAEs). O CE tem sido um importante espaço de formação inicial e continuada de docentes e pesquisadores, além de atuar na educação infantil por meio do Centro de Educação Infantil “Criarte”. O desenvolvimento de projetos de extensão, pesquisa e estágio curricular, em parceria com redes de ensino, permite uma troca constante de experiências entre professores do magistério superior e da educação básica, ampliando e potencializando os processos de ensino e gestão nas escolas públicas. Dessa forma, é evidente a necessidade de ações articuladas para a melhoria contínua das condições de trabalho no CE. A aquisição de material de consumo, contratação de palestrantes, concessão de ajudas de custo para participação em eventos científicos, formação continuada dos TAEs e docentes, e melhorias na infraestrutura física são elementos fundamentais para o sucesso das atividades acadêmicas.  Resultados Esperados e Indicadores O projeto delineou diversos resultados esperados e indicadores para mensuração do progresso, incluindo: Aquisição de material de consumo e equipamentos: Divisão do orçamento por área de investimento. Pagamento de passagens e contratação de hospedagem para palestrantes: Quantitativo e diversificação institucional de palestrantes em eventos científicos. Pagamento de passagens e hospedagem para membros de bancas de concursos: Quantitativo e diversificação de membros externos. Ajuda de custos para TAEs, estudantes e/ou professores para eventos científicos: Quantitativo de beneficiados. Serviços de revisão, editoração e publicação de materiais: Quantidade de obras publicadas e diversificação de temas e autores. Formação continuada: Quantidade de eventos realizados, temáticas abordadas e número de participantes. Paisagismo e preservação ambiental: Quantidade de áreas revitalizadas. Implementação do Plano de Cultura e Programa de Memória Audiovisual do CE: Diversificação das ações e número de participantes. Adequação de espaços para acolhimento de bebês e crianças pequenas: Aquisição de materiais e recursos pedagógicos. Este projeto representa um passo significativo para a UFES e o CE, reafirmando seu compromisso com a excelência na educação, pesquisa e extensão. Com o apoio da FEST, a iniciativa busca criar um ambiente mais robusto e inclusivo, promovendo o desenvolvimento acadêmico e profissional de toda a comunidade envolvida. Projeto 979 Texto Vanessa Pianca

1064- Projeto da UFES e FEST promove práticas inclusivas na educação

A Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), em parceria com a Fundação Espírito-santense (FEST) de Tecnologia, está desenvolvendo um projeto inovador voltado para a inclusão na educação. Sob a coordenação do Dr. Douglas Christian Ferrari de Melo,  do Departamento de Educação, Política e Sociedade (Deps) do  Centro de Educação da UFES, o projeto intitulado “Práticas Inclusivas na Concepção do Desenho Universal: Direito à Aprendizagem e Escolarização das Pessoas com Deficiência” visa oferecer formação continuada para professores da rede pública de ensino que atuam na educação básica do estado do Espírito Santo. O objetivo principal do projeto é ampliar o acesso, permanência e aprendizagem dos estudantes com deficiência na educação básica. Para alcançar esse fim, o projeto foca na formação dos professores, capacitando-os para atuar de maneira eficaz com estudantes que apresentem algum tipo de deficiência em qualquer etapa ou modalidade de ensino. O embasamento do projeto está fundamentado na Resolução 02/2001 do Conselho Nacional de Educação (CNE), que estabelece diretrizes curriculares nacionais para a educação especial. Segundo essa resolução, é essencial que os futuros professores da educação básica desenvolvam competências para atuar com estudantes com deficiência, garantindo assim a efetivação da educação inclusiva. O projeto se torna ainda mais relevante diante dos números apresentados pelo censo educacional referente ao ano de 2021, que contabilizou um total de 31.328 estudantes público-alvo da educação especial no Espírito Santo. Esse número expressivo demanda uma atenção especial por parte dos sistemas de ensino, visando assegurar a permanência e qualidade da educação oferecida a esses estudantes. O desafio atual para a educação especial vai além do acesso, consistindo no direito à aprendizagem das pessoas com deficiência. Para enfrentar esse desafio, o projeto propõe a formação continuada dos professores, promovendo práticas inclusivas na concepção do desenho universal. Isso implica em uma série de ações, tais como: Desenvolvimento de uma estrutura organizacional escolar adequada; Remodelação do projeto político-pedagógico; Atualização de recursos didáticos; Adoção de práticas avaliativas, metodologias e estratégias de ensino inclusivas. A formação continuada dos professores é vista como essencial nesse processo, garantindo conhecimentos teóricos e práticos, além de espaços para reflexão sobre suas práticas pedagógicas. O projeto da UFES em parceria com a FEST representa um importante passo na promoção da educação inclusiva no Espírito Santo. Ao capacitar os professores para atuarem de forma inclusiva, o projeto contribui para a efetivação do direito à aprendizagem e escolarização das pessoas com deficiência, consolidando assim uma sociedade mais justa e igualitária. Texto: Vanessa Pianca Projeto: 1064  

809- UFES e FEST promovem curso de aperfeiçoamento em educação, pobreza e desigualdade social

Desde o ano de 2018, a Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), em parceria com a Fundação Espírito-santense de Tecnologia, vem  promovendo o “Curso de Aperfeiçoamento em Educação, Pobreza e Desigualdade Social (Versão Trajetórias Escolares)”. Com uma expressiva adesão de 300 inscritos, o curso foi direcionado a profissionais da educação básica e outros atuantes em políticas sociais no estado do Espírito Santo. Coordenado pela Profa. Dra Marlene de Fátima Cararro, do Departamento de Educação Política e Sociedade do Centro de Educação, teve como objetivo primordial do curso proporcionar uma formação continuada em nível de aperfeiçoamento, direcionada a gestores escolares, professores, coordenadores pedagógicos e demais envolvidos com políticas sociais. A ênfase recaiu sobre a necessidade de romper com práticas escolares que tendem a perpetuar a condição de pobreza e reproduzir desigualdades sociais. Com uma carga horária total de 180 horas, distribuídas ao longo de seis meses, o curso abordou temáticas cruciais para a compreensão e atuação frente aos desafios socio-educacionais presentes nas realidades de crianças, adolescentes e jovens em situação de pobreza e extrema pobreza. Os participantes contemplados pelo curso englobaram diversos segmentos, tais como gestores escolares, professores, coordenadores pedagógicos e membros da equipe pedagógica das escolas estaduais e municipais que atendem estudantes beneficiários do Programa Bolsa Família. Além disso, gestores e equipe técnico-pedagógica dos órgãos centrais estaduais e municipais, coordenadores do Programa Bolsa Família na Educação e operadores escolares também estiveram entre o público-alvo. Ainda, o curso se estendeu a outros profissionais da educação e da assistência social, bem como a órgãos e entidades ligadas às políticas educacionais e aos direitos de crianças e adolescentes. Ao oferecer uma formação qualificada e específica para profissionais que atuam no contexto educacional e social do Espírito Santo, o curso visou fortalecer as práticas pedagógicas e as políticas públicas voltadas para a promoção da equidade e da inclusão social. A iniciativa reafirma o compromisso da UFES e da Fundação Espírito-santense de Tecnologia com a melhoria da qualidade da educação e a redução das desigualdades sociais em nosso estado. Projeto 809 Texto: Vanessa Pianca

735 – Programa De Pós-Graduação em Educação da UFES: Promovendo a Formação continuada de profissionais

PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO DA UFES: PROMOVENDO A FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFISSIONAIS Desde 2017, o Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), em parceria com a Fundação Espírito-santense de Tecnologia (FEST), tem se destacado como um espaço de excelência na formação continuada de profissionais da Educação. Sob a coordenação do professor Dr. Alexandro Braga Vieira do Departamento de Educação, Política e Sociedade (Deps) do Centro de Educação , este mestrado profissional tem como objetivo primordial o aprimoramento da prática pedagógica e a integração entre teoria e prática, valorizando a experiência profissional dos participantes. O programa destina-se a profissionais que atuam diretamente nas escolas de educação básica, nas secretarias de educação, assim como técnicos e docentes das instituições de ensino superior. Seu embasamento teórico-metodológico visa proporcionar uma formação sólida, capaz de impactar positivamente o ensino e a pesquisa no campo educacional. Uma das características mais marcantes deste projeto é a sua abordagem centrada no desenvolvimento do ensino e da pesquisa. Para alcançar esse objetivo, são oferecidas estratégias e recursos que visam à melhoria contínua da infraestrutura física, dos equipamentos e à criação de redes de apoio para a realização das atividades de ensino, pesquisa e extensão. Com uma visão holística da educação, o programa busca não apenas a capacitação técnica, mas também o estímulo à reflexão crítica e à produção de conhecimento relevante para a realidade educacional local e global. Dessa forma, os participantes são encorajados a explorar novas abordagens pedagógicas, aprofundar-se em questões contemporâneas da educação e a contribuir ativamente para o desenvolvimento do campo. Ao longo dos anos, o Programa de Pós-Graduação em Educação da UFES tem se consolidado como um espaço de encontro e troca de experiências entre profissionais comprometidos com a transformação da educação. Sua contribuição para a qualificação dos agentes educacionais e para o avanço do conhecimento científico na área é inegável, refletindo o compromisso da instituição com a excelência acadêmica e a promoção do desenvolvimento social.   Projeto 735 texto Vanessa Pianca

1066- Semana do conhecimento na UFES: celebrando educação e inovação

A Semana do Conhecimento, um projeto realizado em parceria pela Fundação Espírito-santense de Tecnologia (FEST) e a Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), nos anos de 2022 e 2023 foi destaque no calendário acadêmico capixaba e teve como objetivo apresentar as atividades de ensino, pesquisa e extensão da UFES para futuros universitários e para a comunidade em geral. Realizada em quatro campi da UFES, a Semana do Conhecimento teve lugar de 16 a 21 de outubro de 2023 em Goiabeiras e em Maruípe, de 24 a 26 de outubro de 2023 em São Mateus, e de 6 a 10 de novembro de 2023 em Alegre. Ao longo desses dias, diversas atividades foram oferecidas para aproximar a universidade do público e promover o intercâmbio de conhecimento. Um dos pontos altos do evento foram as mostras temáticas, que incluíram a Mostra de Profissões, a Mostra de Ciências, a Mostra de Ciências Biológicas, além das jornadas de Iniciação Científica, Inovação e Pós-Graduação, e de Extensão e Cultura. Essas mostras ofereceram aos visitantes uma visão abrangente das oportunidades acadêmicas e profissionais disponíveis na UFES. A Semana do Conhecimento não se restringiu apenas ao âmbito acadêmico, mas também trouxe atividades culturais e esportivas para enriquecer a experiência dos participantes. Projetos como o Sábado de Esporte e Lazer proporcionaram momentos de recreação e integração, demonstrando o compromisso da UFES não apenas com a educação, mas também com o bem-estar da comunidade. Um dos destaques da Semana do Conhecimento foi a Mostra de Profissões, que atraiu mais de 10 mil estudantes das redes pública e privada de ensino fundamental e médio em 2022. Este evento, altamente concorrido, ofereceu aos visitantes informações cruciais sobre as diferentes carreiras disponíveis na universidade, ajudando os jovens a tomar decisões mais informadas sobre seu futuro acadêmico e profissional. A coordenadora do projeto Professora Dra. Liliana Aparecida Pimenta de Barros, destacou durante o evento que a excelência da UFES foi reconhecida com a nota 5 pelo Ministério da Educação (MEC), o conceito máximo na avaliação da qualidade da educação desenvolvida na instituição. Esse reconhecimento destaca o compromisso da UFES com a excelência acadêmica e a inovação em todas as suas atividades. Além disso, a Semana do Conhecimento integra a 20ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT), promovida pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) e a Semana Estadual de Ciências, Tecnologia e Inovação promovida pela  SECTI -ES. Este ano, a SNCT teve como tema “Ciências Básicas para o Desenvolvimento Sustentável”, destacando a importância da pesquisa e da inovação científica para enfrentar os desafios do desenvolvimento sustentável. Em resumo, a Semana do Conhecimento na UFES é mais do que um evento acadêmico; é uma celebração do conhecimento, da inovação e do compromisso com a educação e o desenvolvimento sustentável. Com o apoio da FEST e o envolvimento ativo da comunidade, este evento continua a ser um catalisador para o crescimento e o progresso no Espírito Santo e além. Texto: Vanessa Pianca RP 2246/ES Projeto 1066

930- SOMA-SI: Um programa de autogerenciamento do bem-estar a partir da análise do estresse do agente da segurança pública no Espírito Santo

O projeto “SOMA-SI: Um programa de autogerenciamento do bem-estar a partir da análise do estresse do agente da segurança pública no Espírito Santo” está vinculado ao Departamento de Psicologia do Centro de Ciências Humanas e Naturais da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes). Ele tem por objetivo o trabalho preventivo em saúde para o servidor que atua na área de segurança devido a profissão afetar às condições de trabalho, família e saúde, por vários fatores, dentre eles o estresse, que pode refletir em sua pressão arterial, em seu peso corpóreo, na forma de se alimentar, em sua qualidade de vida e na execução de tarefas, no trabalho e em casa. Suas ações são dirigidas ao levantamento (survey) das condições de estresse e à solução de problemas de saúde e qualidade de vida (ação técnica) dos servidores que compõem o sistema de segurança pública do ES, a partir dos componentes: acompanhamento técnico psicológico, nutricional e cardiológico; psicoterapia breve individual; oficinas técnicas de grupo; e gerenciamento técnico de casos complexos. O objetivo é levantar as condições de estresse da população-alvo e avaliar os efeitos tanto da intervenção multicomponente sobre condições de estresse percebido quanto da combinação de suporte da rede social e gerenciamento de caso sobre o desfecho de casos complexos. Projeto 930 … Texto: Agência Agora ES  

977- A aldeia Holanda esquecida 1858-2022. Um gêmeo digital para unir o patrimônio compartilhado entre Brasil e Holanda – reconstrução 3D, jogos da cidade e museu virtual como ferramentas para inclusão digital e acessibilidade

O projeto de pesquisa tem como objeto tratar dos aspectos materiais e imateriais da paisagem-patrimônio cultural da Vila de Holanda (Santa Leopoldina-ES-Brasil). O projeto prevê a produção de um Atlas do Patrimônio e, para isso, irá lançar mão de ferramentas de reconstrução 3d, gamificação e visualização virtual. A responsabilidade do Rasuras, integra o Projeto Guarda-Chuva Geografias Marginais (linguagem, poética, movimento) e ficará por conta da produção de narrativas poéticas que busquem dar a ver a polifonia dos saberes e valores locais, feitos de histórias, memórias e, sobretudo, sonhos. Os resultados esperados articulam o objetivo de conscientização do projeto relacionado ao patrimônio comum da Holanda, no Brasil, da seguinte forma: Enriquecimento dos arquivos do município de Santa Leopoldina, Brasil (Prefeitura Municipal e Museu do Colono), do Secretário de Cultura do Estado do Espírito Santo, Brasil (Arquivo Público) e do Museu Zeeuws em Zeeland, Holanda. Projeto 977 …  

890 – Projeto de Ensino do Curso de doutorado acadêmico em Educação

O projeto “Ensino do Curso de doutorado acadêmico em Educação do PPGE/CE/UFES 2020-2025” está vinculado à Unidade Acadêmica do Centro de Educação do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) e visa ofertar curso de doutorado em Educação para professores e pesquisadores. Serão cinco turmas, com até 40 vagas, os alunos serão selecionados por meio de processo seletivo, com participação, em média, de 100 candidatos por processo. O curso de pós-graduação visa a formação científica do pesquisador, capaz de questionar e refletir questões teóricas e práticas de educação, produzir novos e significativos conhecimentos, além de contribuir positivamente para resolução dos problemas educacionais.   Projeto 890 Texto: Agência Agora ES   …

978 – Africanidades Transatlânticas: História, Memórias E Culturas Afro-Brasileiras

Vinculado ao Departamento de Ciências Sociais (DCSO) do Centro de Ciências Humanas e Naturais (CCHN) da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), o projeto de pesquisa: Africanidades Transatlânticas: História, Memória e Cultura Afro-Brasileira, dará continuidade aos estudos dos temas de memória, identidade, racismo, cultura e/ou patrimônio cultural e (in)visibilidades afro-brasileiras contemplados pelos projetos de pesquisa e extensão “Africanidades: identidades, religiosidades e patrimônio cultural”, “Africanidades Transatlânticas” e “Jongos e Caxambus: culturas afro-brasileiras no Espírito Santo”. Esses projetos, assim como a proposta de continuidade, constituem ações de extensão e pesquisa de ampla relevância para o campo de estudos sobre comunidades e culturas afro-brasileiras no estado do Espírito Santo, que vêm sendo realizadas por professores e pesquisadores filiados ao Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros (NEAB) da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES). O projeto tem como objetivo a publicação de um livro, capítulos de livro, artigos, organização e participação de eventos acadêmicos (Seminário Nacional de Educação das Relações Étnico-Raciais Brasileiras e mini cursos de formação de professores e agentes públicos) e comunicações apresentadas em eventos acadêmicos. Da perspectiva dos direitos culturais, a presente proposta de pesquisa se justifica ainda nos direitos constitucionais à memória, à identidade, à cultura e ao patrimônio cultural afro-brasileiro, bem como ações educativas e produtos de combate ao racismo. projeto 978 Texto: Agência Agora ES …

Foto ilustrativa

1084 – Curso de extensão em alfabetização e produção de materiais para estudantes com deficiência intelectual

Este projeto visa a oferta de formação continuada para 1 mil professores da educação básica, vinculados às escolas públicas, que estejam em exercício de suas funções em classes de crianças com deficiência intelectual. Com a proposta inicial de funcionar no formato EAD, ou seja, a distância, o “Curso de Extensão em Alfabetização e Produção de Materiais para Estudantes com Deficiência Intelectual” pretende integrar o conjunto de ações para reduzir as lacunas existentes na formação de professores da educação básica a fim de trabalhar com crianças surdas e com deficiência visual. Vinculado às atividades de pesquisa e extensão desenvolvidas pela Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), o curso deve contar com atividades desenvolvidas no âmbito do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Alfabetização, Leitura e Escrita do Espírito Santo (Nepales) e do Grupo de Pesquisa em  Alfabetização e Educação de Surdos (Gpaes). Carga horária O projeto pretende cumprir carga horária de 180 horas de atividades destinadas aos professores participantes do curso, dando a eles todas as condições possíveis para aplicarem em suas respectivas salas de aula, de maneira eficaz, o que foi aprendido ao longo da formação ofertada. Investimentos Os investimentos previstos para a implantação do projeto alcançam o valor de R$ 64.770,10, recursos que, a princípio, serão provenientes de repasse do Ministério da Educação (MEC).   Projeto 1084